Rádio Vida em Debate
Integrada ao projeto Vida em Debate é a primeira rádio digital voltada para a prevenção do suicídio e o combate a psicofobia. Neste sentido, partimos do intento se ao longo da sua existência, a iniciativa conseguir ajudar, pelo menos, uma única pessoa em sofrimento emocional, já terá sido válido todo o empenho designado para sua concretização.
Trabalhamos com foco na produção de informações e noticiários, exclusivamente, relacionados a prevenção do suicídio em consonância com o SUPRE (Suicide Prevention Program), iniciado pela Organização Mundial da Saúde - OMS/1999, que apresenta, dentre muitas ações, a publicação do manual: "Prevenção do Suicídio: Um Manual para Profissionais da Mídia" com diretrizes e parâmetros para veiculação da informação de forma segura e preventiva.
A mídia desempenha um papel significativo na sociedade atual, ao proporcionar uma ampla gama de informações, através dos mais variados recursos. Influencia fortemente as atitudes, crenças e comportamentos da comunidade e ocupa um lugar central nas práticas políticas, econômicas e sociais. Devido a esta grande influência, os meios de comunicação podem também ter um papel ativo na prevenção do suicídio.
Projeto Vida em Debate
Fundado por João Alexandre, o projeto teve início em 20/01/2018 e tem o propósito de elaborar atividades que contribuam para a prevenção do suicídio através da promoção da educação socioemocional e do combate a psicofobia.
João Alexandre
Comunicador e produtor de conteúdos na Rádio Digital Vida em Debate, com registro na função de jornalista junto ao Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil - MTE 42703/RJ, é Licenciado em Pedagogia e Bacharel em Administração e Ciências Contábeis com pós-graduações em Saúde Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Comunicação e Marketing pela Universidade Candido Mendes, Planejamento em Educação pelo Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense, Psicopedagogia pela Universidade Gama Filho, Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí e Gestão Pública pela Universidade Federal Fluminense.
Entusiasta no campo da suicidologia, possui certificações em Prevenção do Suicídio de Jovens e Adolescentes pela Universidade do Chile, Prevenção do Suicídio e Autolesão pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Educação Conectada a Saúde Mental e Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dependência Química pela Universidade de São Paulo e formação livre em Psicanálise pela Escola de Psicanálise Clínica e Forense.
Vale destacar, dentro da temática, a experiência de 18 anos adquirida quando atuou como voluntário plantonista, coordenador de divulgação e porta-voz do CVV - Centro de Valorização da Vida, primeira instituição a disponibilizar, em 1° de março de 1962, um serviço totalmente gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio no Brasil.