Saúde Mental e Pandemia
- 25/11/2021
Os afastamentos por transtornos mentais, como depressão e ansiedade, tiveram aumento de 33,7%, passando de 213,2 mil, em 2019, para 285,2 mil, em 2020. A alta dos pedidos de auxílio-doença por transtornos mentais superou a das lesões causadas por fatores externos, como acidentes.
O alerta surge em pesquisas realizadas por universidades e associações, durante a pandemia, e também nos dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (Brasil).
É importante salientar que nem todas as pessoas que possuem depressão recebem benefício por incapacidade. “Para ter direito, a pessoa precisa estar contribuindo para a previdência social como empregado, pró-labore, carnê de INSS ou possuir bloco de produtor rural além de estar incapaz para o trabalho e para suas atividades habituais”, esclarece especialista / Calgaro Advogados Associados.
Ansiedade e depressão são doenças incapacitantes que merecem toda atenção necessária. O acompanhamento médico para o tratamento e a orientação de um advogado com experiência na área previdenciária é muito importante neste momento tão complicado.
Fonte: Portal JUS