Depressão: doença silenciosa que pode levar ao suicídio

  • 15/08/2024

Depressão: doença silenciosa que pode levar ao suicídio

Identificar os sintomas da depressão no seu estágio inicial e procurar ajuda especializada é fundamental para que a doença não chegue a um estágio tão avançado a ponto da pessoa buscar desfechos drásticos como dar cabo da própria vida.

Por se tratar de um problema que se agrava aos poucos, é comum que a doença seja diagnosticada em um quadro já avançado, e muitas vezes, não sendo tratada com a devida importância.

O maior problema é que em apenas 30% dos casos os pacientes recebem um tratamento adequado. De acordo com a OMS, de cada 100 pessoas com depressão, 15 delas decidem colocar fim a própria vida.

Infelizmente, muitas pessoas ainda têm ideias preconceituosas sobre a depressão, o que pode dificultar o diagnóstico e o tratamento adequado.

O conhecimento pode modificar a relação da sociedade com a depressão e o suicídio.



Nesses casos mais extremos, em que ocorre tentativas de suicídios ou, até mesmo o suicídio, a pessoa diagnosticada não necessariamente deseja pôr fim a própria vida, mas pedir desesperadamente por socorro.


Falar abertamente sobre o problema com um profissional faz toda a diferença. No entanto, conversar com amigos, familiares e pessoas que amamos também pode ser uma importante rede de proteção.

Quebrar as barreiras que impedem de falar abertamente sobre o tema é um passo importante para a prevenção do suicídio. Mas, além disso, também é necessário saber reconhecer os sinais de alerta em si ou em pessoas ao redor. 

A OMS aponta que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas, e buscar esclarecimentos sobre a questão é uma das formas de combater os preconceitos que podem impedir a pessoa de procurar ajuda.

É fundamental falar sobre a depressão e os demais transtornos de natureza mental. Não pode haver o receio de perguntar a seu colega de trabalho, a seu familiar se ele está bem, se quer ajuda, se tem pensado em morte, se anda triste. Oriente a pessoa para procurar uma ajuda profissional especializada. 



Por João Alexandre
Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS).
Imagens: Internet.

#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes