Academia da Saúde em São Gonçalo RJ realiza atividades de prevenção ao suicídio

  • 06/01/2023

Academia da Saúde em São Gonçalo RJ realiza atividades de prevenção ao suicídio

A equipe da Academia da Saúde - Santa Luzia, localizada no município de São Gonçalo (região metropolitana do estado do RJ), realizou uma programação especial junto as pessoas que frequentam o espaço, no dia 28 de setembro, em favor da campanha do Setembro Amarelo 2022 que tem como objetivo central de alertar a população a respeito da realidade que envolve o suicídio e suas formas de prevenção.

A iniciativa foi direcionada ao grupo de atendidos pelo programa de saúde, em sua maioria idosos, que participaram de dinâmicas elaboradas pelos profissionais da instituição (educador físico, assistente social, enfermeiras e atendentes) e da palestra ministrada pelo coordenador do Projeto Vida em Debate, João Alexandre, que falou a respeito da importância do cuidado com a saúde mental e do combate a psicofobia para prevenção dos casos de suicídio.

Dona Rosa, frequentadora do espaço, participou da palestra e destacou: "Achei o encontro maravilhoso. Foi importantíssimo ouvir essa mensagem, pois muitos idosos que conheço estão deprimidos, solitários e sentem vergonha de buscar ajuda e sofrem sozinhos. Inclusive conheço muita gente da minha comunidade que está deprimida e pensa em desistir da vida. A palestra me ensinou a prestar mais atenção no próximo, nos meus vizinhos, parentes e aprendi que com depressão não se brinca".

Já a senhora Maria, assídua frequentadora do espaço, fez questão de mencionar sua gratidão aos profissionais da Academia da Saúde: "Estou emocionada com essa iniciativa, principalmente por saber que mesmo sendo viúva e morando sozinha, tenho muitas amigas que conheci nesse espaço maravilhoso. E falar em solidão é muito válido, só quem passa por essa dor, pode entender do que estou falando. Já pensei em desistir, mas hoje graças a Deus, a este lugar, me sinto forte e revigorada. Hoje vendo meus docinhos, visitando as lojas do bairro e pessoas na rua. E vivo a vida com muita alegria".

No Brasil, a média de casos de suicídios entre idosos é de 7,8 a cada 100 mil, 47% mais que os 5,3/100 mil entre a população geral. Na faixa etária de 70 anos ou mais, apresentaram (2011-2016) as maiores taxas de suicídio no Brasil. São 8,9 suicídios para cada 100 mil habitantes. Entre os motivos, estão doenças crônicas, depressão e abandono familiar. Os dados são do boletim epidemiológico sobre suicídio divulgado pelo Ministério da Saúde


Vale ressaltar, que nos idosos, o luto pela perda progressiva de companheiros, filhos e amigos e as limitações físicas características dessa fase da vida, muitas vezes, se somam ao isolamento social, falta de uma rede de apoio, solidão e depressão compondo dessa maneira, fatores significativos de risco para o suicídio.

Discutir a saúde mental de quem tem 60 anos ou mais torna-se ainda mais relevante em decorrência do número crescente de idosos. Os brasileiros nessa faixa etária representavam 14,7% da população em 2021, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em números absolutos, são 31,2 milhões de pessoas. O mesmo levantamento aponta que o contingente de idosos habitantes no Brasil aumentou 39,8% nos nove anos anteriores.

Situada em Santa Luzia, bairro extremamente populoso, a Academia da Saúde (programa da Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo) realiza um belíssimo trabalho que além de promover saúde física e mental, proporciona um primoroso espaço de acolhimento a população gonçalense por meio de uma equipe multidisciplinar altamente competente.

LIGUE 188

Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas todos os dias de forma gratuita. Você é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito.

Os voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.


Por João Alexandre

Texto e Imagem

Fonte: Ministério da Saúde do Brasil


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes