Suicídio e percepção da realidade
- 07/12/2021
O indivíduo em risco de suicídio está passando, quase invariavelmente, por uma situação de crise que pode alterar sua compreensão do factual, interferindo dessa maneira, em seu livre arbítrio. Sendo assim, o cuidado com a saúde socioemocional se torna um pilar fundamental para prevenção.
A pessoa sob risco de suicídio costuma falar sobre morte mais do que o comum, expressa sentimentos de vazio interior, se sente culpada, além de apresentar falta de autoestima e visão negativa em relação ao futuro. Neste momento é comum, em meio ao sofrimento emocional, achar que os outros ficarão melhor depois da sua morte e que representa um problema para todos, no qual ninguém poderá ajudar a decifrar ou solucionar.
Em suma, diversos fatores podem estar relacionados ao suicídio, porém quase a totalidade dos que cometem suicídio está passando por algum transtorno mental que interfere significativamente na sua capacidade de percepção da realidade e consequentemente na sua capacidade de discernimento para tomada de decisões.
Por João Alexandre
Imagem: Internet