Comportamento suicida e a necessidade do cuidado
- 29/11/2021
O comportamento suicida está diretamente relacionado a perda do vínculo da pessoa consigo mesma. Por isso, a tendência ao desleixo, a desmotivação e ao isolamento social. Comportamentos, como dirigir embriagado e fazer sexo desprotegido também podem ser sinais de ideação suicida.
É fundamental acabar com os mitos sobre o comportamento suicida. Disseminar informações verdadeiras e científicas que removam preventivamente concepções errôneas é essencial.
O preconceito e o julgamento moral que geralmente acompanham o comportamento suicida fazem com que a família, muitas vezes, se feche em um “pacto de silêncio”, a partir do qual o assunto não é mencionado nem mesmo entre os membros mais íntimos da família.
Vale lembrar, que o comportamento suicida é um processo complexo e multidimensional que vai desde desejar morrer até uma tentativa que resulta em morte. Sendo assim, não pode ser reduzido a um único instante, uma vez que a pessoa pode levar horas, dias, semanas, meses e até mesmo anos para elaboração da sua ideia de morte.
Enfim, quando uma pessoa comunica ou transparece o desejo morrer, deve ser levada a sério, pois reflete um importantíssimo sinal da necessidade de ajuda, empatia e cuidado.
Por João Alexandre
Imagem: Internet